quinta-feira, dezembro 09, 2010

Cicuito Tela Verde no IV CPEASUL

A mostra de audiovisuais compôs o cardápio cultural do IV Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul (IVCPEASUL), com tema "Diálogos sobre sustentabilidade: desafios aos educadores frente às mudanças climáticas", que ocorreu em Balneário Camboriu (SC) no período de 23 à 25 de setembro de 2010.
O evento reuniu pesquisadores e educadores ambientais a fim de compartilhar ações e metodologias. Em todos os dias ocorreram sessões de curtas e longas metragens, seguidos de uma roda de diálogo com os participantes.
Aproveitamos aqui pra resgistrar pequenos recortes das narrativas, questões e impressões interessantes que surgiram destas rodas de diálogos:
"(...) porque quando agente assisti um vídeo sobre uma realidade e uma cultura diferente da nossa, começamos a tentar traçar pontos pra fazer alguns links"
"(...) acho que a discussão da Educação Ambiental (EA) esta entregue a isso, do que é conhecimento. Respeitar a cultura dos outros e saber que outros sabem, até muito mais do que agente, sobre questões socioambientais."
" Usar a imagem em movimento (...) o que foi gerando, que costurou a narrativa daquele filme, não foi uma temática específica, foram às disponibilidades de imagens. Fazer histórias a partir de imagens."
"(...) é um papel importante do Circuito Tela Verde (CTV) dar autonomia na exibição sem ter preocupações com processos judicias na questão do audiovisual. Outra questão é que hoje a internet é muito libertária e emancipatória, você olha ali e baixa, é de livre acesso. Ruptura muitas coisas."
"Às vezes agente tem contato com a projeção de um determinado vídeo e aquilo fica perdido por não termos acesso à informações de como acessar e de como realmente ter a posse do vídeo de uma maneira correta: os direitos autorais, se é liberado pra projetar ou não. E muitas vezes agente deixa de projetar algo muito bom, que pode levar a uma discussão valiosa."
"O estímulo do CTV é que nós possamos estimular a comunidade e o debate."
E abrirmos para partilhar sugestões e indicações de materiais audiovisuais que possam enrriquecer nossa busca.
Sugestão: https://circuitotelaverde.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário